Apresentação

1. INTUITO DO ESPAÇO

Este espaço foi criado para servir de palco às discussões jurídicas, especialmente aquelas relacionadas ao Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito do Consumidor. Tem como diferencial a busca pela simplificação dos temas tratados, sem deixar de lado a profundidade e seriedade nas pesquisas desenvolvidas.

Assim, busca-se conjugar nos estudos uma visão moderna da ciência jurídica e uma didática capaz de tornar o aprendizado o mais prazeroso possível.

Portanto, não se nega que as intenções, aqui, são voltadas principalmente aos graduandos e estudiosos para concursos, mas é sempre salutar a participação de todos aqueles que buscam uma visão descomplicada dos temas abordados.

Este Blog serve, também, como ferramenta de comunicação entre o Blogger e seus alunos, os quais deverão, rotineiramente, acessá-lo para aprofundar os temas tratados em sala de aula, bem como fazer download de materiais disponibilizados.

2. COMO NAVEGAR

Abaixo do timbre inicial deste espaço, o visitante terá a opção de selecionar diversas páginas.

A página intitulada "Blog" é a principal, onde são escritas e apresentadas todas as matérias jurídicas, e cuja estrutura está melhor detalhada no tópico 3, infra. Para subsidiar os estudos, a aba "Legislações" apresenta para o leitor links para diversas leis, todas situadas na página eletrônica do Planalto.

Na página "Materiais", o leitor encontrará a relação completa dos materiais didáticos para download, referidos nas postagens do Blog.

Na aba "Fluxogramas", o leitor encontra materiais especiais para fazer o download. Tratam-se de esquemas didáticos sobre os mais variados assuntos, que subsidiam de forma bastante esclarecedora os estudos.

Há, ainda, a aba "Enunciados", onde o leitor encontrará, facilmente, os Enunciados dos Juizados Especiais, os Enunciados proferidos nas Jornadas de Direitos Civil, e outros pertinentes às matérias tratadas no Blog. Tratam-se de documentos de extrema relevância para aqueles que atuam na prática forense.

Na página "Artigos", o leitor encontrará um rol com vários trabalhos acadêmicos, escritos pelos maiores juristas brasileiros. Não deixe de aprimorar seus conhecmentos fazendo o download dos artigos selecionados.

A aba "FCAT" é endereçada especificamente os alunos do Blogger da Faculdade de Castanhal - FCAT, espaço onde podem encontrar, de maneira objetiva, materiais disponibilizados para a complementação da sala de aula.

Em qualquer das páginas na qual o leitor esteja, encontrará no lado direito o menu referente a todas as postagens que já foram feitas no Blog. Logo abaixo, há um seção de "acesso rápido", para que o leitor possa acompanhar, com mais facilidade, as postagens referentes a um quadro específico tratado no Blog.

Como a intenção desse espaço é aprofundar os conhecimentos em Processo Civil, Civil e Consumidor, na barra lateral existe, ainda, uma relação dos melhores Blogs e sites jurídicos, dos mais renomados professores nas matérias citadas, bem como dos principais Tribunais pátrios. Não deixe de visitar tais endereços.

No rodapé do espaço o leitor poderá, ainda, usar de ferramenta para fazer pesquisas, buscando eventuais postagens no Blog sobre um assunto de seu interesse. Poderá, ainda, acompanhar o número de pessoas que já visitaram o Blog.

3. ENTENDENDO O BLOG

A intenção do Blog é servir de uma sala de aula virtual.
Por isso, buscamos os estudos como se estivéssemos, realmente, numa sala, estando esta sempre de portas abertas e suscetível de interferências capazes de enriquecer as pesquisas.
Por isso, este espaço é composto de vários "quadros", cada um simbolizando uma espécie de atividade acadêmica.
Assim, as intenções em cada postagem se amoldam variadamente. Fique por dentro, organize os seus estudos e esteja sempre a vontade!

EM SALA:

Neste quadro, estamos verdadeiramente diante de uma sala de aula, preparados para o estudo de um assunto específico. O tema da vez é tratado em vários momentos, de forma clara e didática e, ao final de cada módulo, abre-se espaço para a análise de casos práticos, exercícios etc., para podermos fixar o assunto que foi tratado.

TEMÁTICA:

Alguns assuntos merecem estudos mais profundos e detalhados. É o momento de refletirmos com mais afinco questões controversas, complexas... É o momento de debatermos. Assim, com este quadro, um determinado tema é destrinchado em vários módulos, e fazemos uma análise mais detalhada da questão, buscando polêmicas doutrinárias e jurisprudenciais.

DESCOMPLICANDO:

Dúvida específica sobre algo? É só levantar a mão que, neste quadro, a questão é tratada de forma simples e direta.

EXERCITANDO:

Aqui, questões de diversas provas são respondidas, seguidas sempre de um comentário capaz de sanar as dúvidas.

EM PAUTA:

Certas vezes uma notícia, um julgamento ou um acontecimento nos força a refletir. Devido a atualidade e urgência da questão, é hora de a colocarmos em pauta e traçarmos algumas considerações breves, com o intuito maior de aguçar pesquisas ulteriores.

FLUXOGRAMA:

Neste quadro, apresentamos esquemas bastante didáticos para subsidiar os estudos de temas relevantes. Geralmente os fluxogramas se voltam para detalhar, de forma esquematizada, os procedimentos processuais referente a diversas temáticas.

FCAT:

Este quadro é endereçado especialmente para os alunos do Blogger da Faculdade de Castanhal - FCAT, e serve como complementação das aulas lá ministradas, bem como para o repasse de notícias relevantes a cada turma. 

4. PARTICIPE

Em razão da proposta deste espaço, são sempre bem recebidas as interferências dos leitores, com críticas, sugestões e, claro, conhecimentos a serem compartilhados.

A sua participação é importantíssima no Blog. Sempre que você tiver uma colaboração a fazer, esteja certo: a palavra é sua. Os conhecimentos só são propagados com a ajuda mútua de todos aqueles que tiverem a oportunidade de exteriorizar, para todos, as suas vivências, os seus estudos, as suas experiências...