Prezada Turma 2DIRV13.2,
Conforme sorteio feito em sala de aula no dia 28/02/2014, o debate
simulado de Direito Civil ficou organizado da seguinte forma:
DUELO 1
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DUELO 2
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Grupo 1 x Grupo 3
Data: 11/03/2014 (terça-feira)
Tema: Transfusão de sangue x Crenças religiosas
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Grupo 2 x Grupo 4
Data: 14/03/2014 (sexta-feira)
Tema: Responsabilização da genitora por danos ao feto
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O trabalho valerá 3,0 pontos, os quais serão atribuídos da
seguinte forma:
- 2,0 (dois) pontos serão atribuídos pela apresentação oral do grupo,
quando da realização do debate. Serão avaliados os seguintes critérios:
desenvoltura da equipe, segurança e convicção ao defender as teses do grupo,
apresentação de teses fortes e coerentes aos interesses defendidos do grupo, ligação
das teses apresentadas com o tema "direitos da personalidade",
estudados na disciplina, capacidade de rebater os argumentos apresentados pela
equipe adversária, pertinência das perguntas apresentadas à equipe adversária,
etc.;
- 1,0 (um) ponto será atribuído ao trabalho escrito da equipe.
Este trabalho deverá apresentar as teses defendidas pelo grupo, condensando de
maneira objetiva e completa a linha de pesquisa desenvolvida pelo grupo quando
da sua preparação para o debate simulado, devendo constar a fundamentação de
cada tese levantada. O trabalho deve conter capa, folho de rosto,
desenvolvimento e referência bibliográfica. Este deverá ser entregue no dia do debatei
simulado da equipe.
A presença dos alunos é obrigatória, não só quando da apresentação oral
(duelo), mas também na apresentação dos demais grupos, pois o restante dos
alunos exercerão o importante papel de jurado. A falta de um aluno à
apresentação do seu próprio grupo implicará na atribuição da nota 0,0 (zero) no
quesito "apresentação oral". A falta de um aluno à apresentação dos
demais grupos implicará na perda de 0,5 (meio) ponto na nota final do trabalho.
As equipes, quando da realização do duelo, deverão se portar de maneira
séria e respeitosa. Não serão admitidas ofensas pessoais ao outro grupo.
Os jurados também deverão se portar de maneira séria, não sendo admitido
qualquer tipo de intervenção quando da apresentação dos grupos.
Não é obrigatório o uso de traje formal aos grupos ou aos jurados, mas é
recomendável que os grupos usem vestimentas sérias e condignas com qualquer
tipo de apresentação de um trabalho. Recomenda-se, ainda, que os grupos usem,
quando de sua apresentação oral, roupas do mesmo tom de cor, para melhor
identificação dos membros de cada equipe pelos jurados.
Se os grupos quiserem, podem distribuir aos jurados folder com
informações e sintetização de suas teses.
Esta atividade não tem o intuito de crias animosidade entre os alunos, e
os mesmos não devem - portanto - encarar desta forma. Muito pelo contrário, é
uma excelente oportunidade de se criar laços de amizade entre a turma e,
principalmente, fazer com que todos pensem de forma crítica o Direito Civil,
precisamente o fascinante e importantíssimo tema "Direitos da
Personalidade".
Conforme estudamos em sala de aula, a personalidade, adquirida pela
pessoa física a partir do seu nascimento com vida (regra positivada), é a
aptidão genérica para titularizar direitos e assumir obrigações. Se toda pessoa
tem personalidade, significa dizer, portanto, que toda pessoa tem direitos.
Direitos estes que são reconhecidos pelo ordenamento e, por conta disso,
merecem tutela, ou seja, proteção.
Alguns direitos são inatos aos seres humanos, ou seja, já nascem com
eles. São ligados, portanto, à própria personalidade. Ora, se quando a pessoa
nasce, ela adquire personalidade, quando ela nasce, ela já adquire certos
direitos. A estes direitos, dá-se o nome de direitos da personalidade. São,
portanto, os direitos essenciais à pessoa humana, aqueles que toda pessoa, em
sua condição humana, precisam ter, para resguardar a sua própria dignidade. Os
direitos de personalidade são aqueles reconhecidos à pessoa, tomada em si mesma
e em suas necessárias projeções sociais, sendo essenciais ao desenvolvimento da
pessoa humana, convertendo-se em projeções físicas, psíquicas e intelectuais.
Ocorre que a proteção a determinado direito de personalidade não
raramente acarreta a violação a outro direito de personalidade, exigindo do
aplicador do direito uma visão criteriosa para concluir qual deles deve
prevalecer em determinado caso concreto.
Os duelos desenvolvidos na atividade proposta forçarão os alunos não só
a estudar o tema "Direitos da Personalidade", como farão se
aprofundar em temas polêmicos da atualidade. Ademais, terão a oportunidade de
treinar a oratória e o poder de convencimento, qualidades importantíssimas de
todo e qualquer operador do Direito.
Cada júri simulado será desenvolvido da seguinte forma:
- Os grupos sentarão em lados opostos na sala e, no centro, sentará o
professor, que mediará o debate. Os jurados serão representados pelo restante
da turma. Peço que a turma já organize esta disposição na sala antes mesmo da
chegada do professor, para que assim possamos começar o trabalho com mais
agilidade, ganhando tempo;
- O professor iniciará o júri fazendo a apresentação, aos jurados, da
problemática e dos grupos;
- Cada grupo, por ordem definida em sorteio, fará a defesa oral de suas
teses. Cada grupo terá, no máximo, 10 minutos para isso;
- Após, direito à réplica, de 10 minutos para cada grupo;
- Em seguida, cada grupo fará duas perguntas para o outro, o qual terá
05 minutos para a resposta;
- Por fim,
cada grupo terá o tempo de 03 minutos para alegações finais e, após, os jurados
votarão na corrente que mais acreditam ser a correta.
Boa sorte a todas as equipes. Tenho certeza que faremos uma atividade
muito proveitosa.
Att.,
Prof. Rafael Albuquerque.
Um comentário:
Professor, preciso falar com o sr.
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