1 de fevereiro de 2011

EM PAUTA: O processualista Luiz Fux é o novo Ministro do STF

Depois de 6 meses após a aposentadoria de Eros Grau, eis que o 11º Ministro da mais alta Corte é escolhido. Trata-se do processualista Luiz Fux.

Fux nasceu em 26 de abril de 1953, no Rio de Janeiro. Seus pais, romenos, vieram ao Brasil quando da perseguição nazista durante a 2ª Guerra Mundial. Em 1976, formou-se em Direito na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Após exercer por dois anos a advocacia, passou, em primeiro lugar, no concurso público para promotor de justiça, donde só saiu após passar, novamente, em concurso, dessa vez para juiz. Em 1997 alcançou o posto de Desembargador do TJRJ e, em 2001, foi nomeado pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso como Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Recentemente, Luiz Fux presidiu a Comissão de juristas estabelecida pelo Senado para elaborar o Anteprojeto do Novo Código de Processo Civil, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados. O Ministro, por sinal, é um renomado processualista brasileiro. Além de ser professor de Processo Civil, lecionando na Universidade em que se formou, é Doutor em Direito Processual Civil, autor de inúmeros livros, dentre os quais se destacam: "Curso de Direito Processual Civil", "Locações, Processo e Procedimentos", "O Novo Processo de Execução - O Cumprimento da Sentença e a Execução Extrajudicial", dentre outros.

Para conhecer melhor o perfil do novo Ministro do STF, vale a pena ler como ele mesmo conta a sua história de vida. Veja aqui.

Sucesso ao novo Ministro!