27 de fevereiro de 2010

Em breve...

Caros, a partir da próxima segunda (01/03/10) vou postar, aqui, a primeira "temática" deste Blogger.
A "temática" se trata de uma oportunidade na qual um tema específico é desenvolvido em diversas "partes", quando então debater-se-á assuntos relevantes sobre o tema do momento.
A primeira temática vai tratar de um assunto interessante e importantíssimo dentro do Direito Processual Civil: Direito Probatório.
Essa temática será dividida em 05 (cinco) partes, a saber:

TEMÁTICA I - DIREITO PROBATÓRIO

Parte 1: Ônus probatório. Breves apontamentos para descomplicar;

Parte 2: Espécies do "depoimento pessoal". Diferenciação entre o "depoimento pessoal propriamente dito" e o "interrogatório";

Parte 3: Confissão. Revogável ou passível de invalidação?;

Parte 4: O "princípio dispositivo" no âmbito probatório e o ativismo judicial;

Parte 5: Os sistema de valoração das provas.


Até lá!

25 de fevereiro de 2010

Iniciando os trabalhos

Salve, salve, caros colegas...
Iniciando agora os trabalhos.
Desde já, quero agradecer todas as visitas que vierem a ser feitas a este espaço. Aproveito da oportunidade para pedir que todos postem comentários, pois o intuito quando da criação deste Blog foi justamente criar um lugar no qual possamos discutir juntos diversos assuntos.
Pretendo postar, aqui, textos, trabalhos, artigos, dúvidas etc, voltadas, na maioria das vezes, aos Direitos Civil, Processual Civil e do Consumidor, sempre com a intenção de informar sobre as questões mais atuais e, claro, buscar esclarecer assuntos muitas vezes difíceis de serem entendidos.
Portanto, não posso negar: este espaço é voltado para alunos e profissionais do ramo jurídico que buscam absorver conhecimentos de uma forma fácil e prazerosa.
Durante minha vida, principalmente quando pude atuar junto ao magistério superior, percebi que muitas pessoas tinham certas dificuldades em aprender, em entender certos assuntos, na maioria das vezes por falta de um estímulo que os fizessem ter prazer em pesquisar, e por falta de apoio dos próprios professores, quase sempre sérios e frios.
Que este espaço tenha boa aceitação e prosperidade!
Abraços!